terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Triste consequencia do aborto

24 milhões de homens chineses não terão com quem se casar
 
Esta é mais uma triste conseqüência do aborto na China. A fonte de notícias Zenit informa que “até o ano de 2020, mais de 24 milhões de homens chineses em idade de se casar não poderão fazê-lo por falta de mulheres”. Isto foi constatado pela Academia Chinesa de Ciências Sociais, e publicado num Relatório intitulado “A estrutura social da China contemporânea”. Os abortos seletivos e infanticídios de recém-nascidos de meninas têm eliminado a vida de milhões delas e estão provocando um desequilíbrio na proporção de homens e mulheres da população.
 
Desde a década de 70 a China impôs a política do “filho único” por família, e os abortos seletivos iniciaram-se na década de 80, quando se tornou possível, por meio de exames ecográficos, identificar o sexo do feto antes de seu nascimento. Já em 1982, o desequilíbrio entre número de homens e mulheres era de 108 homens para cada 100 mulheres. Em 1992, dez anos depois, essa desproporção já era de 111 homens para cada 100 mulheres. Em 2005, era de 119 homens para cada 100 mulheres. E hoje maior ainda. Os casais preferem ter um único filho homem, por isso impedem o nascimento das meninas.
 
Segundo o relatório, as razões para os desequilíbrios são complexas e variam de região para região. Segundo o pesquisador Wang Yuesheng, da Academia Chinesa de Ciências Sociais, “a oportunidade de se casar será distante para um homem com mais de 40 anos. Isso aumentará sua dependência em relação ao sistema de seguridade social à medida em que envelhece e tem menos recursos próprios”.
 
As dificuldades de se encontrar uma esposa em algumas regiões da China provocam também situações que atentam contra a dignidade da mulher, como matrimônios forçados, exploração da prostituição e até mesmo raptos em países vizinhos.
 

Um comentário:

Jardel disse...

O aborto contraria a ordem natural das coisas, e acaba por causar transtornos inestimáveis.
Está é apenas uma das terríveis consequências que a prática deste ato cruel.